05 DICAS para Negociações em Vendas
Várias etapas são realizadas para finalizar uma venda, e para agilizar este processo, é preciso pensar no que pode diferenciá-lo, como as negociações.
Tanto no setor de segurança eletrônica, quanto no mercado em geral, para fechar vendas, vendedores realizam prospecções, visitas, descobrem as “dores dos clientes”, mostram soluções e enviam propostas. Mas e quando mesmo após cada etapa tudo parece não fluir?
É aí que entram as negociações, citadas no Blog Agendor, e que utilizamos como base para ajudar no aumento das vendas da sua empresa de monitoramento ou rastreamento.
É preciso lembrar que, as dicas devem ser aplicadas após estudo da personalidade dos compradores e, é claro, levando em conta a cultura da empresa. Confira:
1 – Persuasão Racional
É o caminho em que o vendedor se prepara para a visita e expõe, de forma racional e objetiva, o valor que sua solução pode levar para resolver um problema que o cliente tem.
Os argumentos utilizados nesse tipo de abordagem são fatos concretos, números, tabelas, gráficos e depoimentos de clientes, tudo o que possa iluminar o lado racional do comprador.
2 – Barganha
Sem interpretar a expressão de forma errada, “Barganhar” é como uma troca, você cede de um lado e a outra parte cede do outro. Mas é preciso pensar em algumas providências, como:
– Determinação do máximo que se pode conceder;
– Definição de preço ideal;
– O que é valioso para o cliente?
3 – Inspiração
Uma forma diferente de negociação, que deve ser utilizada quando o comprador é uma pessoa que se preocupa com tendências, alguém criativo.
Quando o cliente se importa com inovações, é possível utilizar o argumento de que ele estará na frente do segmento com a solução que você está apresentando.
4 – Consulta
Na técnica da consulta, o vendedor deve colocar o comprador dentro de um “debate construtivo”, onde os dois montam a solução necessária. Perguntas como:
– Estive pensando neste projeto, o que você acha? Resolve seu problema?
– Tem outra sugestão? Que alternativa é mais adequada?
Assim, vendedores montando a proposta na frente de compradores, facilita a finalização das vendas, já que, foi o cliente quem definiu tudo.
5 – Colaboração
O que a empresa pode acrescentar ao cliente? Trabalhem juntos, ofereça algo que faça com que adotem a sua solução. Mostre como seria a solução implantada por meio de animações que ajudem a convencer a diretoria, leve técnicos para reuniões, visitas de campo e treinamentos, auxilie no marketing.
Estes são apenas alguns exemplos de como colaborar com o comprador de formas que ele, muitas vezes, não esperava. Faça-o perceber que pode contar com você.
05 dicas de negociação em vendas para que use em seu dia a dia ou sejam aplicadas pelo setor comercial, gerando mais contratos fechados, com um amplo repertório de recursos.
Deixe um comentário
Seja o primeiro a comentar!