Proatividade: adote esse comportamento agora mesmo!
A proatividade é um comportamento proativo relacionado a resolução de problemas antes mesmo que eles aconteçam.
-
Se você é colaborador de uma empresa, saiba aqui como ser proativo.
-
Se você é supervisor de uma empresa, saiba aqui como estimular a proatividade em sua equipe.
A pessoa proativa consegue evitar situações negativas e que gerem prejuízo para as pessoas envolvidas. Confira as qualidades de uma pessoa proativa e para aplicar agora mesmo no seu trabalho:
É importante conhecer a empresa!
Para ter atitudes proativas, é importante que a pessoa conheça a cultura organizacional da empresa. Desse modo, o colaborador saberá como e quando poderá tomar decisões sem prejudicar a empresa e, ao mesmo tempo, sem passar por cima de algum superior.
Aperfeiçoar os conhecimentos
Outra maneira de se tornar uma pessoa com comportamento proativo, é sempre buscar o aperfeiçoamento. Seja por meio de cursos, especializações e até treinamentos. A Fulltime, por exemplo, trabalha com treinamentos semanais para ajudar no aperfeiçoamento dos colaboradores.
Supervisor: estimule a proatividade!
Alguns são mais proativos, outros menos. Então, a missão de um bom líder é estimular a sua equipe para que a proatividade seja praticada por todos. E como isso pode ser feito no dia a dia de trabalho?
1. Reconheça o trabalho do colaborador
Nada como fazer um trabalho e ser elogiado, não é mesmo? Melhor ainda é fazer um bom serviço e ser reconhecido pelo resultado positivo. Pensando nisso, é fundamental oferecer benefícios para os colaboradores que são proativos. Desse modo, eles se sentem estimulados a fazerem cada vez mais. E os que são reativos, se sentem estimulados a fazer igual para serem recompensados.
2. Ofereça palestras e/ou cursos
Seu colaborador pode e deve buscar coisas novas para aprender, mas você também pode oferecer palestras e cursos. Ao oferecer treinamentos, a empresa mostra que está interessada no crescimento de seus funcionários. Além disso, os colaboradores sentem-se motivados para colocar os novos aprendizados em prática.
Deixe um comentário
Seja o primeiro a comentar!