MULHERES INSPIRADORAS DA TECNOLOGIA QUE MUDARAM O MUNDO
‘’Mulheres podem fazer tudo que os homens fazem, mas mulheres possuem maior capacidade de imaginar’’ – Katherine Johnson, Matemática da Nasa
Com mais de 100 colaboradoras mulheres atuantes em meio à alta tecnologia, e após o estrondoso sucesso de Estrelas Além do Tempo, filme de 2016 que retrata a história das três mulheres inspiradoras, principais cientistas da NASA nas décadas de 50 e 60 (negras, vale salientar), se torna muito fácil para uma empresa como a Fulltime apontar grandes personagens mulheres que fizeram e fazem a diferença para o mundo, dentro do âmbito da tecnologia.
Comemorado em todo o mundo no dia 8 de março, o Dia Internacional da Mulher transforma todo o mês, que se torna um período de festividades e, absolutamente, de reflexões. Claro, todo dia é dia da mulher – e elas fazem valer -, mas há outras datas que são pouco difundidas no Brasil e valem a pena serem lembradas.
Nas segundas terças-feiras de todo mês de outubro, o mundo comemora o Ada Lovelace Day. Dia batizado com o nome daquela que é considerada a primeira programadora do mundo, a data é uma celebração das conquistas femininas em áreas que eram dominadas somente por homens, como ciência, tecnologia, engenharia e matemática. O Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência é celebrado no dia 11 de fevereiro. A data é um marco para a promoção das mulheres na tecnologia, em suma às áreas das ciências, informática, engenharia e matemática.
AUMENTA O NÚMERO DE MULHERES NA TECNOLOGIA
Área tradicionalmente dominada por homens, a TI vem vencendo barreiras e, cada vez mais, soluções de tecnologia são chefiadas e operadas por mulheres. Dados apresentados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia, demonstram crescimento de 60% na representatividade feminina na área de TI nos últimos cinco anos – passando de 27,9 mil mulheres para 44,5 mil. No mesmo ano da pesquisa, 2019, as mulheres representavam mais de 52% da população brasileira, o que dá claras mostras sobre o cenário que, apesar de apresentar melhorias, nos dá claras mostras sobre o setor ainda ter muito o que melhorar no sentido. Segundo o IBGE, em pesquisa também de 2019, mulheres representam 37,4% dos cargos de liderança no país.
De acordo com a UNESCO, pelo Science Report 2021, em todo o mundo, as mulheres ainda representam apenas 28% dos graduados em engenharia; já nas graduações das áreas de ciências da computação e informática o número é mais animador: 40%. A nível mundial, dentro dos países representativos às áreas da tecnologia, o cenário não é tão diferente. Como exemplo, nos Estados Unidos, principal país das empresas de tecnologia da informação (TI), de acordo com o último Censo, as mulheres representam 25% dos cargos ocupados na área.
Em sua tese de doutorado pela Unicamp, a pesquisadora e professora Dra. Bárbara Castro, do Departamento de Sociologia, identificou que um dos motivos para a baixa identificação das mulheres com as ciências das tecnologias é a falta de personagens históricos dentro de todo esse cenário que, embora animador, ainda é dificultoso. Há mulheres inspiradoras na história da tecnologia, e a Fulltime elencou algumas para homenagear nos posts semanais deste blog, ao longo do mês de março.
AS MULHERES INSPIRADORAS
A primeira mulher será a mesma da frase que abriu este texto: Katherine Coleman Goble Johnson, uma mulher inspiradora da tecnologia que, de forma muita justa, ganhou reconhecimento mundial após ser uma das personagens do filme Estrelas Além do Tempo. Matemática, física e cientista espacial norte-americana, ela fez contribuições fundamentais para a aeronáutica e exploração espacial, em especial em aplicações da computação na NASA.
A segunda edição trará Augusta Ada Byron, a Ada Lovelace. Uma inspiradora mulher da tecnologia que revolucionou ao construir o primeiro algoritmo da história, sendo considerada a primeira programadora. Os códigos de Lovelace foram classificados alfabeticamente de A a G e, em especial a nota G, é conhecida como o primeiro programa de computador, o que lhe rendeu o título de primeira programadora da história.
O setor de segurança eletrônica, área da Fulltime, tem a honra de ter Marie Van Brittan Brown como personalidade pioneira. Responsável pela criação do primeiro sistema de segurança doméstico, foi impulsionada pela insegurança do seu bairro, em Nova York. O sistema de câmeras na porta era capaz de identificar quem estava lá. Albert, marido de Marie, também participou da invenção. A profissão de eletricista contribuiu para o desenvolvimento e execução do projeto.
Mais uma grande mulher inspiradora da área da tecnologia está intrinsecamente ligada à Fulltime. Norte-americana do Estado da Virginia, nascida em 1930, Gladys West é mais uma desbravadora pioneira que contribuiu muito à humanidade por meio da tecnologia. Criadora do sistema GPS, em 2018, a cientista foi incluída no Hall da Fama dos Pioneiros do Espaço e Mísseis da Força Aérea dos Estados Unidos.
A ‘’mãe’’ do wi-fi também é uma inspiradora mulher da tecnologia. Hedy Lamarr foi o nome artístico da famosa atriz e cientista austríaca Hedwig Eva Marie Kiesler. Lammar foi responsável por diversas invenções e descobertas que revolucionaram a tecnologia de comunicação. Durante a Segunda Guerra Mundial, em parceria com o melhor amigo, George Anthiel, inventaram um sistema que envia torpedos guiados por ondas de rádio. Os exércitos nazistas não conseguiam intervir à nova tecnologia que tinha era com base em espectro alargado por salto de frequência, que deu origem ao primeiro padrão de conexão Wi-Fi, o IEEE 802.1.
A primeira mulher negra a conquistar o PhD pelo super renomado Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), e a segunda mulher norte-americana doutora em física, Shirley Ann Jackson é mais uma grande mulher inspiradora da área de tecnologia. Shirley realizou a pesquisa que originou grandes invenções: fax portátil, telefone de toque, painéis solares, cabos de fibra óptica e alguns dos dispositivos por trás da chamada em espera e do identificador. Shirley é detentora de diversas condecorações e uma delas foi em 2016, a reconhecida Medalha Nacional de Ciências, entregue pelo então presidente, Barack Obama.
Continue nos acompanhando. Até a próxima semana, com a inspiradora Katherine Johnson.
Deixe um comentário
Seja o primeiro a comentar!