Por que utilizar sistemas de monitoramento em nuvem?
O que é a nuvem?
Certamente nosso leitor já ouviu falar da nuvem, mas você sabe como essa tecnologia funciona e como ela pode ser útil no seu cotidiano?
Embora o termo nuvem pareça representar uma coisa abstrata, como um espaço na internet que não pode ser tocado, não é bem assim que o armazenamento virtual funciona. Na verdade, a nuvem é um conjunto de servidores remotos que estão constantemente conectados à internet.
Esses servidores remotos ficam em superestruturas das grandes empresas de tecnologia como a Microsoft, Google e Apple, que ofertam a utilização desse espaço por meio de serviços de Cloud Storage.
Como funciona o armazenamento em nuvem?
Muito provavelmente o armazenamento em nuvem já faz parte da sua rotina, um dos mais conhecidos por pessoas físicas é o Google Drive, no qual podemos fazer upload de arquivos e aliviar a memória do nosso computador.
É dessa forma que funciona o armazenamento virtual, por meio da internet podemos fazer upload de diversos arquivos que são armazenados em mais de um servidor disponível na nuvem, que por sua vez ficam conectados à internet 24 horas por dia e 7 vezes por semana, possibilitando que o usuário acesse os documentos sempre que precisar.
Os principais serviços de Cloud Storage da atualidade são o Google Cloud, Dropbox, OneDrive e iCloud. Todos eles disponibilizam um espaço gratuito que varia de 2 a 15 GB, além de planos com armazenamento maior, mas com a cobrança de mensalidade.
Armazenamento em nuvem para empresas
Essa tecnologia pode trazer vários benefícios para diferentes tipos de empresas, pois manter grandes estruturas de computadores tem um valor muito elevado, tanto de aquisição quanto de manutenção.
Outra vantagem é a facilidade de escalabilidade das demandas. Em uma empresa que mantém toda a estrutura de hardware de maneira física, o aumento das demandas pode gerar mobilização elevada de pessoas e recursos, como a aquisição de novos aparelhos ou softwares, além de pessoal especializado para configurar e montar os sistemas.
Empresas de segurança eletrônica, como centrais de monitoramento de eventos, são grandes beneficiadas desse sistema, pois possuem grande necessidade de armazenamento, o que seria altamente oneroso sem a nuvem.
Por que câmera em nuvem é melhor do que DVR?
Em um sistema tradicional, o processamento, gravação e gerenciamento de vídeo ocorrem em um computador ou DVR/NVR instalado no local.
Este vídeo pode ser acessado para visualização localmente ou pela internet. Contudo, quando o acesso é feito pela internet, cada usuário acessa o dispositivo local, consumindo os recursos de rede como banda de internet.
Com um sistema de câmeras em nuvem o acesso, processamento, gerenciamento e armazenamento do vídeo são realizados em nuvem. O acesso ao vídeo é seguro, individualizado e sem consumo de recursos locais como banda de internet.
Podemos observar que em vários outros aspectos o armazenamento em nuvem é mais econômico, como nos custos de aquisição e instalação. Em um sistema tradicional é necessário adquirir todos os equipamentos como câmeras, cabeamento, DVRs, servidores e storage além da licença do software de gerenciamento. Ainda é preciso instalar o software e configurar roteadores, servidores de armazenamento e backup. Tudo isso requer mão de obra especializada além de consumir tempo.
Já o sistema em nuvem necessita apenas de uma câmera IP conectada à plataforma através da internet, dispensando a necessidade de equipamentos adicionais como DVRs e NVRs, além de não ser necessária a compra de licenças de software.
Os custos e os processos de backup também são diferentes, em um sistema tradicional é necessário adquirir hardware adicional em localidades diferentes para garantir um sistema redundante e seguro. Já os sistemas em nuvem têm redundância nativa em diferentes regiões incluídas em qualquer sistema.
Além dos benefícios relacionados à economia de recursos e de tempo, os sistemas de monitoramento de imagens com armazenamento em nuvem também saem na frente quando o assunto é acesso remoto e compartilhamento.
Nos sistemas tradicionais, cada acesso remoto consome banda larga e demanda processamento do NVR, fazendo com que ele apresente instabilidades nos casos em que há múltiplos acessos. Além disso, boa parte dos DVRs e NVRs não possuem compatibilidade com os navegadores mais atuais, podendo ser acessados somente pelo Internet Explorer.
Já o sistema em nuvem foi desenvolvido para acesso remoto, o que costuma possibilitar que as imagens sejam acessadas por qualquer dispositivo como smartphones, tablets e navegadores diversos. Além disso, as imagens ficam guardadas em servidores externos de alta capacidade de processamento, permitindo que diferentes usuários acessem remotamente o vídeo sem que haja queda do desempenho.
Por último, vale ressaltar que os sistemas em nuvem são muito mais seguros do que os sistemas tradicionais, pois os dados ficam guardados em servidores apoiados por uma grande infraestrutura e em diversos locais diferentes, o que diminui muito as chances de queda da internet e de roubos de imagens. Em grandes capitais do país, é comum encontrar casos em que o DVR foi a primeira coisa a ser roubada pelo invasor, a fim de eliminar as provas contra o crime. Com os sistemas em nuvem, esse risco é praticamente inexistente, devido à grande estrutura dos servidores remotos mencionada anteriormente.
FullCam: o melhor sistema de monitoramento de imagens em nuvem!
A Fulltime tem orgulho de ter criado o melhor sistema de monitoramento de imagens não só do país, mas de toda a América Larina! O FullCam conta com todos os benefícios do armazenamento em nuvem, além de possuir a mais alta tecnologia analítica do mercado!
Essa tecnologia foi desenvolvida com a utilização da inteligência artificial, diferenciando animais, objetos e pessoas. Essa função traz mais tranquilidade para os usuários, que não precisam passar pelo desconforto de disparos enganosos.
O FullCam também permite compartilhar o acesso às imagens das câmeras, possibilitando a segurança colaborativa entre vizinhos ou familiares, e viabilizando que diferentes gestores ou seguranças tenham acesso ao monitoramento de um mesmo local.
Além disso, nosso sistema de monitoramento de imagens é o único na América Latina que funciona com zero delay, assim seu cliente pode monitorar a residência, o comércio ou a empresa em tempo real! Ele também possui alerta de pânico e chat de grupos de câmeras, com uma plataforma 100% personalizável.
Fulltime possui uma gama de produtos de alta tecnologia, que formam um ecossistema de softwares exclusivo na América Latina, com soluções que podem mudar a forma que vivemos. Acesse nosso site ou fale com um de nossos representantes e faça parte dessa evolução! Se é atual, é Fulltime!
Sobre a Fulltime: Primeira empresa da América Latina a desenvolver a solução M2M/GPRS para monitoramento, a Fulltime é referência no setor de monitoramento. Com modelo de negócio whitelabel e nativa no formato nuvem de armazenamento, oferece soluções eficientes e atuais, que promovem comodidade e segurança para as empresas
O DNA pioneiro da Fulltime pode ser identificado em cada detalhe das suas mais modernas soluções de GPS, monitoramento de alarmes e CCTV, Domótica e IoT. Única empresa do mundo que atua com todas as soluções em rastreamento e monitoramento, a Fulltime conta com mais de 4.000 clientes e 300.000 acessos ativos na América Latina, Estados Unidos, Europa e África.
Informações para a imprensa: (14) 97402-5676
Deixe um comentário
Seja o primeiro a comentar!