Benchmarking – como ele pode ajudar no crescimento da sua empresa
Benchmarking já é um termo antigo dentro do marketing, porém pouco conhecido da maioria dos gestores. Mas o que ele faz todos conhecem muito bem.
Quer saber se você já faz benchmarking? Continue sua leitura.
Benchmarking – você já fez e não sabia
Quantas vezes você já foi dar uma “espiadinha” no concorrente? Ligou para a empresa se passando por cliente, avaliou os serviços, checou com outras pessoas a satisfação pelo produto final e utilizou os prós e os contras para melhorar os processos da sua empresa?
Parabéns, você já fez benchmarking!
Benchmarking nada mais é do que avaliar aquilo que a concorrência faz de bom e implementar no seu negócio.
Não como uma cópia, mas elencando os pontos fortes da concorrência e estudando maneiras de utilizá-los dentro da sua empresa, adaptando-os à sua realidade com o intuito de crescer e faturar mais.
Entretanto, se você quer fazer benchmarking como ele realmente deve ser feito, não adianta só checar a grama do vizinho, não. É preciso ter método – e é isso que vem a seguir.
Como fazer benchmarking – método
Para não acabar copiando o que a concorrência faz e ter problemas por não se adequar ao seu negócio, os estudiosos do marketing aprimoraram o conceito de benchmarking e separam ele por tipos, cada um com seu método.
1 – Benchmarking competitivo
O nome já diz tudo. Nesse tipo a empresa faz o levantamento de seus concorrentes e avalia, ponto a ponto, tudo o que eles fazem e comparam com a atual situação do negócio.
Do serviço de atendimento ao feedback do cliente, do fornecedor de componentes até a comercialização do produto final – tudo é avaliado e divido entre positivo e negativo, estudado, moldado, comparado e implementado dentro da empresa, caso seja a melhor alternativa.
2 – Benchmarking genérico e funcional
Quando um setor da sua empresa não vai bem, pode apostar que a cadeia toda irá sofrer. Nessas horas a avaliação do Benchmarking genérico e funcional é a boa saída.
No benchmarking genérico e funcional sua empresa avalia os processos de outras empresas (não necessariamente do seu segmento) naquele ponto que está trazendo problemas ao seu negócio.
Após esse estudo, você e seus gestores avaliam qual empresa tem o processo que melhor se encaixa nas propostas de melhoria, adaptando e implementando o novo modelo no setor afetado.
3 – Benchmarking interno
Esse tipo pode ser definido como “olhar para o próprio umbigo”. O benchmarking interno é avaliar sua própria empresa e diagnosticar os bons processos que são praticados dentro dela – não importando o setor – e avaliar se eles podem ser implementados em outras áreas da empresa.
Por exemplo: o setor de compras trabalha com um controle de entrada e saída de peças de fornecedores, evitando problemas de estoque. Esse controle pode ser adaptado para vendas e atendimento, evitando que clientes não recebam atendimento pós-venda por volume de demanda.
RESUMO:
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