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Como fidelizar clientes

17 de setembro de 2015

Muito mais importante do que ganhar um novo cliente, é fidelizar aquele que já comprou da sua empresa. Estima-se que fidelizar a carteira de clientes que você já tem custa 5 vezes menos do que criar esforços para atrair um novo cliente.

Cativar um cliente é muito mais simples do que as pessoas imaginam, e muito mais lucrativo também. Um cliente muito satisfeito nunca pensará em migrar para a concorrência e indicará outras pessoas para conhecerem a sua empresa.

Para você obter um bom resultado no processo de fidelização de um cliente, é preciso seguir 2 práticas à risca: entregar muito mais do que promete e manter-se próximo ao cliente. Veja abaixo os detalhes sobre cada uma dessas práticas.

Entregar muito mais do que promete

Todo mundo gosta de sair no lucro e já sabemos que cliente não fecha um negócio se as características do produto ou serviço não resolver o seu problema. Por isso, superar as expectativas do cliente, entregando um trabalho de extrema qualidade, torna-se uma excelente estratégia para fidelizá-lo.

Essa entrega de algo a mais pode ser feita da seguinte forma:

  • Excelência no atendimento

Atendimento é a sustentação de qualquer negócio e pouquíssimas empresas valorizam isso. É preciso lembrar que todo cliente gosta de ser ouvido e receber atenção no momento que entra em contato com a sua empresa.

 

  • Agilidade na resolução de problemas

Ninguém gosta de ficar esperando, muito menos o seu cliente. Se a resolução do problema não depender de você, tente explicar de maneira profissional o que está acontecendo e dedique a atenção em monitorar a questão até que tudo esteja resolvido.

 

  • Jamais deixe o seu cliente pensar que foi enganado

Esta falha ocorre quando o cliente age ou solicita algo fora do que foi combinado. Para evitar o clima chato em ter que informá-lo sobre as cláusulas contratuais e os limites dos serviços que ele pode usufruir, tenha certeza que o seu cliente compreendeu claramente os serviços ou produto que ele está comprando no momento de concluir a venda. Muitos clientes se deixam levar pelo entusiasmo e não lembram de questionar os limites daquele serviço. Por isso, seja transparente com ele e informe-o sobre a importância da leitura do contrato e pontue os detalhes mais importantes.

 

Manter-se próximo ao cliente

Uma boa empresa jamais deixa a relação entre ela e o cliente esfriar. É importantíssimo criar uma estratégia de comunicação para manter o cliente sempre próximo a você.

Essa estratégia pode incluir ligações corriqueiras para saber se o cliente está satisfeito com a compra, se o produto ou o serviço tem atingido as expectativas dele e se existe alguma dificuldade que você possa resolver.

Outra forma que costuma gerar um bom resultado é apostar em e-mails semanais com conteúdo sobre o seu negócio que poderá interessar o seu cliente. Nestes e-mails podem ser explorado dicas, informações institucionais, respostas para as dúvidas mais frequentes sobre o produto e novidades da empresa, como o surgimento de um novo serviço ou campanhas promocionais.

 

É importante salientar que o processo de fidelizar um cliente nunca tem fim e é preciso realizar manutenções constantes dessa relação.

Você tem tido dificuldades para reter os seus clientes? Compartilhe nos comentários as suas principais dúvidas para que possamos te ajudar com este assunto.

 

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