Tendências de Empreendedorismo 2019
As mudanças tem acontecido cada vez mais rapidamente e novas tecnologias são lançadas a cada ano. Com isso, precisamos estar sempre atentos aos novos formatos de negócios, já que, atender as necessidades das pessoas é fundamental para uma boa gestão.
Pensando nisso, separamos algumas dicas e informações presentes no Caderno de Tendências 2019 SEBRAE, que pode ser baixado completo por aqui. Ao final de cada dica de empreendedorismo, deixamos uma pergunta como reflexão para aplicabilidade no dia a dia da sua empresa.
* Os consumidores estão atentos e presentes nas redes sociais, observando a forma com que as empresas se comportam, quais informações estão sendo publicadas e a transparência das organizações. Com as mudanças de clima e problemas ambientais atuais, a busca por empresas que se posicionam como éticas, saudáveis, conectadas e sustentáveis tem aumentado cada vez mais. Diante disso, é preciso pensar: como adaptar seu negócio para entregar produtos sustentáveis e relevantes, e como trabalhar a comunicação de forma transparente?
* Segundo previsão da ONU, 90% do crescimento urbano acontecerá em países de baixa e média renda. As empresas deverão buscar uma maior compreensão das necessidades desse público e novos estilos de vida. Um dos pontos mais importantes é que os serviços sejam acessíveis, pois a procura dos consumidores por ofertas baseadas em preços baixos aumentou e refletiu no crescimento. Como aplicar a prática de descontos no modelo de negócio?
* Estar presente no meio digital já é praticamente uma obrigatoriedade, as lojas online, com uma grande base de acessos e investimento em publicidade, facilitam que os produtos/serviços cheguem até nichos difíceis de alcançar. 62% da geração Millennial segue perfis de marcas nas redes sociais e as utiliza como ferramentas de avaliação de compra. Como introduzir o negócio no universo digital?
* Acostumados com o mundo digital, os consumidores se tornam cada vez mais impacientes, com pressa para ter aquilo que querem, na hora que querem. Para inovar, produtos, serviços e conteúdo informativo precisam ser pensados para que sejam entregues da forma mais ágil possível. Como entregar o produto/serviço com mais agilidade ao meu cliente?
* O trajeto entre casa e trabalho pode ser um momento “ocioso” na rotina, em que as pessoas aproveitam para aprender e adquirir informações sobre os assuntos que as interessam. Para estar nesse meio, empresas podem gerar conteúdos que sejam relevantes aos seus clientes e, ao mesmo tempo, atrair novos consumidores. E-books, áudio livros e podcasts são formatos rápidos deste tipo de informação. Além de, através do cadastro ser possível obter informações de clientes, mantendo-os fidelizados. Que tipo de informação/conteúdo posso transmitir aos clientes?
* Os avanços da tecnologia transformaram o modo como produtos e serviços são criados, distribuídos e consumidos, trazendo novas relações entre empresas e consumidores. É necessário incorporar a inovação nas estratégias organizacionais, por exemplo, através da implementação de equipes multidisciplinares especializadas em pesquisas. Publicar, testar, iterar, simular, usar dados, ganhar ou falhar, são etapas essenciais do processo, e a partir disso, é possível compreender as dinâmicas do mercado sobre novas soluções. Como dedicar um espaço que conduza as pessoas a inovar?
* Os ambientes internos (inclusive empresariais) exercem grande impacto sobre o humor das pessoas, com potencial de influenciar seus níveis de ansiedade e desempenho mental.
Com isso, se torna imprescindível compreender a importância de estimular a saúde física, mental e financeira dos colaboradores, prezando por um ambiente funcional e agradável. Além do ambiente, empresas que estimulam a educação e capacitação dos funcionários, ganham a chance de se tornarem mais lucrativas. Incentivar e investir nos funcionários, faz com que a equipe se sinta confiante e entusiasmada para enfrentar novos desafios. Qual a maneira mais adequada de investir na aprendizagem dos colaboradores?
Diante essas dicas, é preciso mais do que se fixar em uma ou outra ideia, e sim, abrir os olhos com uma visão mais ampla, colocando estratégias no que melhorará os negócios da empresa.
O que você já tem implantado? Quais tendências mais tem funcionado? Compartilhe 😉
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