Projetos Sociais – Como praticar o voluntariado?

16 de março de 2020

Fazer o bem sem olhar a quem.
Cada vez mais, empresas estão percebendo que podem ajudar a transformar o mundo em um lugar melhor e apostando em projetos sociais. Seja internamente ou apoiando outras instituições, essas companhias prometem impactar de maneira positiva a sociedade.

Atualmente, muitas empresas, sejam elas grandes ou pequenas, tem mantido participações ativas em projetos sociais, campanhas de saúde, e essa doação de tempo, de cuidado é transmitida á seus funcionários, que muitas vezes são os maiores incentivadores e participadores desses projetos.

Vamos apresentar alguns exemplos de empresas de diversos setores que envolvem seus funcionários em ações voluntárias, demonstrando dessa forma que seu comprometimento com a sociedade vai além da comercialização de seus produtos e serviços.

Santander
O banco espanhol mantém desde 1998 o Programa Escola Brasil, uma iniciativa de voluntariado corporativo que tem o objetivo de contribuir para a melhoria da educação das crianças e jovens brasileiros. Os voluntários podem optar por participar apenas de ações pontuais em campanhas institucionais ou atuar continuamente em parcerias estabelecidas com escolas públicas.

A partir de 2017, a iniciativa incorporou algumas metas relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável liderados pelas Nações Unidas, visando promover a integração da comunidade escolar e a formação cidadã das crianças e jovens das instituições de ensino parceiras.

L’Oreal
A L’Oréal, multinacional francesa líder global no segmento de cosméticos, promove anualmente o Citizen Day, um evento de ações voluntárias em que participam funcionários de suas unidades no mundo inteiro.

Em 2017, as atividades da unidade do Rio de Janeiro foram concentradas no Educandário Romão Duarte e na casa de repouso para senhoras Amparo Thereza Cristina. No Educandário, os voluntários organizaram uma festa junina, que contou com guloseimas e brincadeiras típicas, além da tradicional quadrilha. Além disso, um dos quartos foi restaurado, recebendo uma nova pintura. Já na casa de repouso, houve a restauração de paredes, além de trabalhos de esmaltação e jardinagem.

Walmart
A multinacional americana do setor varejista é outra empresa que promove ações sociais por meio de seu Instituto Walmart. Dentro de uma plataforma de atuação que busca estabelecer uma maior conexão entre a companhia e as comunidades onde estão localizadas suas operações, chamada Viver Melhor Comunidade, o Instituto procura incentivar o trabalho voluntário de seus funcionários.

Sua ação mais tradicional, que já conta com 11 edições realizadas, é o Dia na Comunidade. Nesta iniciativa, funcionários de lojas, escritórios e centros de distribuição da empresa promovem atividades voluntárias em organizações sociais.

Na edição mais recente, ocorrida em maio de 2017, a ação teve a participação de cerca de 2.500 pessoas, que se envolveram em atividades em organizações distribuídas em 129 cidades de todo o Brasil. O tema deste ano foi relacionado à Semana Mundial do Brincar, promovida pela Aliança pela Infância.

Natura
A companhia brasileira de cosméticos Natura também tem um grande compromisso com a responsabilidade social. Em 2010, fundou o Instituto Natura, com o objetivo de fortalecer suas iniciativas sociais voltadas à melhoria da qualidade da educação no país. Desde então, o Instituto investe em ações que visam ao fortalecimento das pessoas e organizações envolvidas no setor, com iniciativas para professores, escolas e gestores públicos, em praticamente todo o território nacional.

A Fulltime não faz diferente, a nossa iniciativa conta com o envolvimento de cada um de nossos colaboradores, por meio de um programa interno de voluntariado.

No ano de 2019, fizemos a primeira edição da campanha “Adoce um Sorriso”, onde contamos com a participação dos nossos colaboradores para fazer a páscoa das crianças e adolescentes que frequentam o “Patronato Juvenil Garcense”, uma tarde com brincadeiras, músicas, super-heróis e com a entrega dos ovos de chocolates.

Este ano (2020), faremos a segunda edição da campanha “Adoce um Sorriso”, e mais uma vez, vamos contar com a participação de todos os nossos colaboradores.

A intenção é conscientizar as pessoas, despertar nelas a vontade de ajudar o próximo, de se doar, doar gestos, doar sorrisos, pois, pessoas que doam sorrisos, escrevem histórias.


Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

Artigos Relacionados
Comercial Pós Vendas
Desenvolvido por Mustache